22/09/2017 12:00

Preparação para o 8º Fórum Mundial da Água – Rumo a Brasília

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, durante o mês de setembro, uma série de atividades gratuitas alinhadas com as ações Rumo à Brasília, preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, em março de 2018.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

Confira a programação e participe:

 

Oficina Bioindicadores Bentônicos de Qualidade de Água

De 22 a 24/09, das 13 às 17h

Em parceria com o Laboratório de Ecologia de Bentos da UFMG, várias atividades serão oferecidas gratuitamente ao público, de 22 a 24/09, das 13 às 17h, no Ateliê Científico, que vai se transformar numa grande instalação voltada para a temática da água. Confira as atividades e venha aprender e se divertir com a gente:

Painéis Bioindicadores de Qualidade de ÁguaPor meio de painéis, serão apresentadas as principais bases conceituais sobre a importância e qualidade de águas, caracterização ecológica de ecossistemas aquáticos continentais e bioindicadores bentônicos.

Brincadeiras e Jogos: Para as crianças, atividades como jogo da memória, desenhos para colorir e uma pescaria contribuirão para reflexão sobre a importância da água.

Exposição Biodiversidade em Ecossistemas Aquáticos: Será apresentada uma amostra da biodiversidade que vive no fundo de ecossistemas aquáticos, de forma lúdica e por meio de amostras de organismos bentônicos bioindicadores de qualidade de água.

Dinâmica Prática da Ilha

Às 13h45 (Turma I) e às 15h15 (Turma II)

Faixa etária: A partir de 12 anos.

Vagas limitadas. Inscrições até 30 minutos antes do início da atividade.

A atividade aborda a sobrevivência harmônica com o meio ambiente, após um naufrágio e com poucos recursos disponíveis. A discussão envolve um consenso de regras que considerem a estreita relação entre o modo de explorar e utilizar os recursos naturais e a qualidade de vida em nosso planeta.

Dinâmica Percepção Ambiental

Às 14h30 (Turma I) e às 16h (Turma II)

Faixa etária: A partir de 12 anos.

Vagas limitadas. Inscrições até 30 minutos antes do início da atividade.

Com base em imagens de problemas ambientais frequentes (p.ex. acúmulo de lixo, entulhos, falta de saneamento básico, ocupação desordenada de margens de ambientes aquáticos) os participantes participarão de discussão que envolverá o foco dos problemas ambientais, suas causas e consequências, buscando soluções ambientalmente sustentáveis para solução.

Sobre o Laboratório de Ecologia de Bentos

O Laboratório de Ecologia de Bentos foi criado em janeiro de 1997 e pertence ao Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais. A equipe de pesquisadores conta com a participação de professores, pesquisadores pós-doc associados, pós-graduandos, biólogos e graduandos em Ciências Biológicas. Atividades de ensino são desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre e no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFMG. Também participam do laboratório estudantes de outras Universidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de outras cidades e estados brasileiros. As principais linhas de pesquisa são: bioindicadores bentônicos de qualidade de água, decomposição de detritos foliares de zonas ripárias, avaliação de impacto ambiental, educação ambiental, biomonitoramento de qualidade de água em bacias hidrográficas, ecologia de bentos. A equipe que realizará a oficina é formada por Marcos Callisto (Prof Ecologia na UFMG, pesquisador em Ecologia Aquática e Bioindicadores de Qualidade de Água), Juliana França (bióloga, doutoranda em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na UFMG, pesquisadora em Educação Ambiental com Bioindicadores de Qualidade de Água), Ricardo Solar (Prof. Ecologia na UFMG, pesquisador em Ecologia de Insetos e Interações Ecológicas), pós-graduandos em Ecologia (mestrandos e doutorandos), graduandos em Ciências Biológicas, membros da equipe do Laboratório de Ecologia de Bentos na UFMG (http://lebufmg.wixsite.com/bentos).

 

Somos Todos Água 

De 22/09 a 08/10

Horário: De terça a sexta – 12h às 18h / Quintas – 12h às 22h

Um painel com rosto vazado para tirar fotos, com informação sobre o percentual de água que compõe o nosso organismo, visa sensibilizar os visitantes para a importância da água em nossa vida. Simples, eficiente e sem contraindicações, a água transporta nutrientes e oxigênio para as células, dissolve vitaminas e sais minerais dentro delas, ajuda a desintoxicar os rins, dá flexibilidade aos músculos, lubrifica as juntas ósseas e refrigera o corpo, ao expulsar pela pele o suor aquecido, sendo, portanto, imprescindível à vida.

Em qual bacia hidrográfica você mora?

De 26/09 a 06/10

Horário: De terça a sexta – 13h às 17h / Quintas – 16h às 21h

A proposta da atividade é apresentar aos visitantes as bacias hidrográficas da cidade e, especificamente, em qual sub-bacia eles estão inseridos, com o objetivo de dialogar sobre a importância do reconhecimento, recuperação e preservação dos cursos d’água locais, bem como discutir sobre o uso e ocupação do solo.

 

Oficina Microscópio Laser

De 26/09 a 06/10

Horário: De terça a sexta – 13h às 17h / Quintas – 16h às 21h

Que tal observar micro-organismos em uma gotinha de água, que funciona como lente de aumento?  Nessa oficina, além de observar micro-organismos, o visitante aprenderá a construir um poderoso microscópio, com capacidade, aproximada, de aumento de 1000 vezes.

 Visita Mediada para Visitantes Espontâneos – Água dentro das coisas

28/09, às 16h

O roteiro visa discutir com os participantes os diferentes ambientes onde a água está presente, bem como a sua importância para o corpo humano e atividades do nosso cotidiano.

 

Dinâmica Água Virtual

De 03 a 06/10

Horário: De terça a sexta – 13h às 17h / Quintas – 16h às 21h

Você sabia que, para produzirmos um computador, gastamos em média 31.500 litros de água? Nessa dinâmica, discutiremos sobre os usos indiretos dos recursos hídricos por meio de diversos bens de consumo. Duração aproximada de 15 minutos.

Contação de História

05/10, às 16h

“O ‘era uma vez…’ permite o contato com o mundo da fantasia, liberando a imaginação e facilitando seu exercício.” (Regina Machado). Explorando uma das mais antigas atividades comunicativas da humanidade, o programa de “Contação de Histórias” do Educativo preparou histórias para crianças de todas as idades, abordando a temática água.

 

 

 

 

Informations adicionels

Lieu:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Téléphone

3516-7200

Adresse

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Prédio Rosa

Horaire

12h00

Date

De 22/09 jusqu'au 08/10

Tarif:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.